A Comunicação Interna na Gestão da Sustentabilidade
- 3 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Texto baseado na Tese “A Comunicação Interna na Gestão da Sustentabilidade” (USP, Wilma Pereira Tinoco Vilaça)
Comunicação Interna: o elo entre sustentabilidade e consciência corporativa
Nas organizações contemporâneas, comunicar deixou de ser apenas transmitir informações. A verdadeira comunicação é aquela que cria sentido, promove pertencimento e desperta consciência coletiva.
A pesquisa da doutora Wilma Pereira Tinoco Vilaça (USP) mostra que a comunicação interna é o coração da sustentabilidade corporativa. É por meio dela que as empresas podem engajar colaboradores não apenas em campanhas, mas em um propósito o de garantir condições de vida e de trabalho mais humanas e equilibradas
Quando a sustentabilidade é tratada como discurso de marketing, ela se esvazia. Mas quando é compartilhada internamente como valor e prática cotidiana, ela transforma culturas, decisões e atitudes. A comunicação, nesse contexto, não é apenas informativa; é formativa capaz de desenvolver consciência cidadã e alinhar propósito pessoal e organizacional
O papel estratégico do diálogo
A autora propõe uma ruptura com o paradigma funcionalista que ainda domina muitas corporações. Sustentabilidade só floresce em ambientes onde há escuta, interação e sentido compartilhado.
A comunicação interna deve ser vista como uma espinha dorsal da gestão sustentável, um sistema vivo de trocas simbólicas que conecta pessoas, processos e valores
Empresas como educadoras sociais
Num mundo onde Estado, Igreja e família já não ocupam o mesmo papel formativo, as organizações tornam-se referências éticas e culturais. Cabe a elas fomentar a cidadania e o compromisso ambiental também dentro de seus muros.
A sustentabilidade começa no comportamento interno: na forma como a empresa comunica, educa e inspira seus times a agir com propósito e coerência
O chamado à liderança consciente
Gestores e líderes são mediadores dessa nova consciência. O desafio é transformar a comunicação em uma ponte entre o discurso e a prática, entre a visão institucional e a vivência humana.
Como lembra Vilaça, “uma comunicação interna estratégica é aquela capaz de romper com o paradigma instrumental e se deslocar para uma comunicação mais dialógica, humana e interacional”
Sustentabilidade não se impõe por decreto, se cultiva por meio da comunicação que inspira, educa e conecta.
Lurdes O. Dorta
Mentora | Educadora | Estrategista de Conexões de Valor




Comentários